PROAE lança calendário temático de eventos

Divisão de Esporte e Lazer Universitário
22/06/2021 - 11:11 - atualizado em 28/06/2021 - 08:59

O calendário temático da Assistência Estudantil é uma conquista dos Fóruns de Assuntos Estudantis da UFU. Após diversos apontamentos feitos pelos próprios estudantes, foi verificado que diversas ações e eventos organizados pela Proae não ganhavam visibilidade e adesão. O calendário temático é uma proposta de concentração de atividades compatibilizando com meses temáticos no calendário acadêmico, garantindo assim, que todos os eventos sejam realizados simultaneamente em todos os campi da Universidade, incluindo os campi avançados, e agora durante a pandemia sendo realizados no formato online.

Na área de prevenção e promoção a saúde dos estudantes, é proposto o fortalecimento de campanhas nacionais e internacionais como o Janeiro Branco e Setembro Amarelo, assim como datas específicas, como junho, os relacionamentos e suas diversas interfaces são realçados por datas comemorativas.

A consolidação das atividades e ações de esportes e lazer, como o Agita UFU, que garantem os espaços que estimulem as atividades físicas, mas também promovam integração e melhoria na qualidade de vida dos nossos estudantes, como também compõe as ações de Recepção dos estudantes da UFU e os torneios de jogos eletrônicos, durante a pandemia. Este ano também estaremos realizando a Corrida 5K Virtual e o Torneio Individual Best Cheer, previstos no final deste ano, quando autorizados e de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias.

É importante destacar que nesse ano, os eventos de esportes e lazer, irão compor a pontuação para participação das Olimpíadas UFU Virtual, o nosso maior evento esportivo e que conta com a participação de diversos estudantes-atletas.

O calendário também tem foco nas temáticas relacionadas ao respeito, diversidade e igualdade. Assim, o fortalecimento de datas de referência, como o dia 8 de março- Dia Internacional da Mulher, o dia 17 de maio, - Dia Internacional de Combate a LGTFOBIA e o dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, marcam ações e atividade que buscam garantir uma Universidade inclusiva e plural.

Fiquem atentos aos Fóruns de Assuntos Estudantis, que é o espaço consultivo junto as representatividades das entidades estudantis, que tem como principal objetivo possibilitar ao corpo discente espaço permanente de debate, proposição, negociação e reivindicação de políticas de assistência estudantil. Como também, auxilia no planejamento das atividades nas áreas de atuação da Assistência Estudantil, assim como a avaliação e retorno das ações já realizadas.

Como também teremos duas campanhas especificas na UFU, sendo a UFU contra o assédio, como campanha informativa de combate ao assédio moral e sexual, que também acontece virtualmente na universidade. Como também a campanha Viver na UFU, no qual teremos uma série de informações, referente as estruturas, ações e atividades para potencializar a vida universitária dos nossos estudantes.

Nos acompanhem nas redes sociais e no site da UFU e da PROAE e participem!

Instagram: @proaeufu
Facebook: @aeufu