5 anos de existência da Pró-reitoria de Assistência Estudantil

30/04/2021 - 12:11 - atualizado em 30/04/2021 - 16:38

PROAE/UFU
5 ANOS

Contribuir com o acesso, a permanência e a conclusão de curso da comunidade estudantil na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da implementação da Política de Assistência Estudantil, voltada para inclusão social, produção de conhecimentos, formação ampliada, melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida, garantindo o direito à educação aos discentes”.

Essa é a missão da PROAE, a mais nova das pró-reitorias da UFU, mas que traz em si uma vivência de muita luta junto às(aos) estudantes. Afinal, são elas(eles) o motivo de aqui estarmos.

As universidades públicas existem para atender a sociedade. Elas desenvolvem pesquisas, formam profissionais, realizam ações de extensão e de cultura e, assim, buscam o desenvolvimento profissional e a transformação da sociedade. Todavia, nem todas as pessoas conseguem estar nessas Instituições. Na verdade, infelizmente, uma minoria ainda. Cabe-nos, além da luta incessante para que outras pessoas consigam usufruir de seus espaços e conhecimentos, cuidar daqueles(as) que buscaram, conquistaram uma vaga e se tornaram estudantes universitários(as). A permanência estudantil com qualidade nos é cara e não poupamos nem pouparemos esforços para garantir a manutenção de nossos e nossas estudantes nas Universidades.

A assistência estudantil cativa até aquela(e) que não se imaginava antes trabalhando em algo que vai muito além de desempenhar funções e realizar tarefas, dado o impacto direto do trabalho causado na vida dos(as) estudantes para além de suas atividades acadêmicas. Brincamos que entramos profissionais, mas logo nos tornamos defensores da causa! E foi com esse pensamento e engajamento que no dia 29 de abril de 2016 a PROAE finalmente tornou-se realidade. Ela é fruto de esforço e empenho de muitos profissionais que já atuavam na assistência estudantil e da dedicação cotidiana dos profissionais que hoje atuam de forma comprometida, garantindo a estruturação e os avanços dessa pró-reitoria.

Importante dizer que a UFU já realizava diversas ações de assistência estudantil antes mesmo dela se tornar uma universidade federal e dispõe, desde 2009, de uma política específica, que inclusive já serviu de inspiração para outras universidades federais. Tal política foi constituída apresentando um conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de cursos, na perspectiva de inclusão social, formação ampliada, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida.

Em destaque, é importante verificar seu artigo 3º, incisos I e VII, objetivando promover “acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes da UFU, na perspectiva da inclusão social e democratização do ensino” e “preservar e difundir os valores éticos de liberdade, igualdade e democracia”.

No entanto, tornar-se uma pró-reitoria, com seu status e respeito institucional, certamente foi uma grande conquista.

Com o espaço administrativo mais robusto para implementação da referida política foi criada a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) em 2016, por meio da dissociação da Diretoria de Assuntos Estudantis (DIRES) da pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX), com a composição de 2 (duas) Diretorias e 5 (cinco) divisões, sendo: Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (DIRVE), com a Divisão de Restaurantes Universitários (DIVRU), Divisão de Saúde (DISAU) e Divisão de Esporte e Lazer Universitário (DIESU), como também a Diretoria de Promoção, Inclusão e Assistência Estudantil (DIRES), com a Divisão de Assistência e Orientação Social (DIASE) e a Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE). Somando-se a estas, em 2020, efetivou-se a criação da Divisão da Moradia Estudantil (DIVME) - para acompanhamento especifico aos estudantes residentes e manutenção das estruturas físicas -, da Assessoria da Assistência Estudantil (ASAES) - para, entre outros, monitoramento, controle orçamentário e financeiro, criação de manuais de processos e rotinas, indicadores, painel de transparência -, e da Comissão Permanente de Acompanhamento do Estudante Assistido (COPEACO) - para estimular a integração do(a) estudante ao contexto universitário e o seu perfil socioeconômico, cultural e acadêmico.

Com a criação de todas estas estruturas administrativas foi possível melhorar de forma significativa os avanços na política da assistência estudantil, com o enfoque na permanência do estudante no ensino superior como um instrumento para a viabilização na promoção da igualdade de oportunidades e inclusão social na Universidade Federal de Uberlândia. Uma luta de toda a equipe técnica, gestores e envolvidos, mas, também, do movimento estudantil que sempre atuou diretamente na busca de seus direitos e fortalecimento da categoria estudantil.

E conquistas precisam (e merecem) ser comemoradas. Precisamos ainda avançar? Claro!! Vivemos momentos desafiadores, o trabalho é incessante e está em constante mudança. Mas outra coisa que dizemos sempre é que, se uma(um) estudante que chega à PROAE e recebe seu apoio sai realizada(o) e obtém êxito em sua trajetória acadêmica, valeu todo o esforço e é aí que está o sentido do que fazemos.

Viva a assistência estudantil! Viva a educação! Viva a ciência! Viva as universidades públicas brasileiras! Vida longa à PROAE! E que venham anos melhores!

Equipe PROAE
proae@proae.ufu.br