Proae divulga Catálogo do V Fórum de Assuntos Estudantis (FAE)

Documento compila dados, propostas e encaminhamentos feitos durante o evento
09/06/2020 - 16:40 - atualizado em 09/06/2020 - 16:40

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil divulga para toda a comunidade acadêmica a publicação do catálogo referente ao V Fórum de Assuntos Estudantis (FAE), realizado no dia 18 de abril de 2019, no Campus Santa Mônica em Uberlândia.  O documento traz uma compilação de dados, propostas e melhorias apontadas no evento, assim como, explica o funcionamento e a organização da própria Proae.

Metodologia

Aplicada desde 2018, a Proae implementou uma metodologia para o recebimento de demandas dos discentes. Elaborada através de um processo participativo/colaborativo, ela formata em documento-memória o acompanhamento ou justificativas para o cumprimento das atividades e ações. Para isso, foi determinado que o envolvimento da categoria estudantil seria essencial para se garantir a definição de suas prioridades e dimensões, tal como, a utilização de recursos financeiros de forma eficiente e justa.

Assim, foram criadas ferramentas capazes de garantir o estimulo ao diálogo, onde os discentes pudessem apresentar suas propostas e se posicionar ouvindo o posicionamento do outro(a). Por meio desse exercício compartilhado, possibilita-se a significação dos acontecimentos e do papel da Assistência Estudantil, e também, da própria Universidade pública em suas vidas pessoais e acadêmicas.

Para aplicação da ferramenta, foi necessário a consolidação de uma metodologia, cujo principal objetivo foi de incluir os (as) discentes no processo de tomada de decisão da pró-reitoria. É importante destacar que todo o processo é também de formação continuada e cunho didático educativo, pois estamos falando de uma comunidade acadêmica com cerca de 27.000 mil estudantes, distribuídos em diversos campi, dentro de 4 quatro cidades (Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba) do Estado de Minas Gerais.

No Catálogo do V FAE, divulgado abaixo na seção de documentos, é possível identificar as propostas, reivindicações, encaminhamentos e as conquistas da categoria estudantil, construída de forma coletiva e implementada pelas equipes técnicas da PROAE. Confira AQUI os outros catálogos referentes aos fóruns anteriores.

O FÓRUM

O Fórum de Assuntos de Estudantis (FAE) é um espaço consultivo organizado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil, criado em 2016 e desde então convocado semestralmente de forma ordinária, ou sempre que necessário de forma extraordinária. O FAE auxilia no planejamento das atividades nas áreas de atuação da Assistência Estudantil, assim como a avaliação e retorno das ações já realizadas. A partir do ano de 2017, a Proae vem estruturando o Fórum de Assuntos Estudantis, que tem como principal objetivo possibilitar ao corpo discente espaço permanente de debate, proposição, negociação e reivindicação de políticas de assistência estudantil.

Durante 2018, foi criada uma metodologia para promover o debate coletivo entre as diversas entidades estudantis e os campi da UFU sobre cada temática propostas pelo PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil) e suas ações/atividades na Universidade Federal de Uberlândia.

A metodologia busca garantir a oportunidade de participação de todos, tanto a opinião pessoal de cada participante, quanto também possibilitando uma forma de construção de propostas de forma participativa e colaborativa. Além disso, busca aproximar o corpo discente a equipe técnica da PROAE, contribuindo para que as ações e suas atividades, estejam compatíveis com as reais necessidades, anseios e desejos dos estudantes da UFU.

Documentos:
Tópicos: