Divisão de Saúde divulga resultados de pesquisa sobre a autoestima de estudantes universitários

A pesquisa fez parte da campanha "Janeiro Branco" e ouviu mais de 800 estudantes da UFU
Divisão de Esporte e Lazer Universitário
09/06/2020 - 20:12 - atualizado em 10/06/2020 - 15:43

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) por meio da Divisão de Saúde (DISAU) da Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (DIRVE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em consonância com a Campanha Janeiro Branco, promoveu no mês de Janeiro de 2020 a pesquisa sobre a percepção da autoestima dos estudantes da UFU.

Responderam à Escala de Autoestima de Rosenberg 860 estudantes, sendo 67,8% (n=582) do sexo feminino e 32% (n=275) do sexo masculino. A idade média dos estudantes foi 23 anos (DP=5,59), com idade mínima de 17 e máxima de 56 anos. A maioria das respostas foi de estudantes de graduação (n=821) e apenas 5% (n=39) dos respondentes relataram estar matriculados nos programas de pós-graduação.

Em geral, os estudantes apresentaram níveis baixos e médios de autoestima: 248 (29%) apresentaram baixa autoestima, 410 (48%) autoestima média e 202 (23%) alto nível de autoestima. O escore médio de autoestima para a amostra total foi de 24,97 (DP=7,04), com mínimo de 10 e máximo de 40 pontos. A análise da questão discursiva demonstrou necessidade de diálogos com outros órgãos na UFU, seja no âmbito da PROAE, seja com outras Pró-reitorias e suas diretorias, a fim de que, institucionalmente, sejam elaboradas e desenvolvidas ações em resposta às demandas estudantis.

No que tange especificamente à DISAU, considerando suas possibilidades de atuação e limites, a questão discursiva mostrou-se ser um norteador para a elaboração de atividades futuras e a inserção de temas e formatos de atividades na execução de ações já previstas no planejamento da divisão, como os eventos Relações Afetivas Saudáveis e Setembro Amarelo, além de outras ações de promoção de saúde e de qualidade de vida no contexto acadêmico.

PARTICIPE DA LIVE “Autoestima e qualidade de vida”

Para aprofundar as dicussões nesta temática, a DISAU irá realizar a live “Autoestima e qualidade de vida”,  no dia16/06/2020 às 15h na Sala de Conferência Virtual da PROAE. Esta é uma ação decorrente dos resultados levantados por meio da pesquisa apresentada acima.

Participem desse momento de diálogo com a educadora física e coach Junara Paiva mediado pela psicóloga Milene Dias Carneiro.

Confirme sua participação na live pelo link https://forms.gle/U2HCye1eymdKmVUy6 para emissão posterior de certificados.

Para mais informações sobre os resultados deste levantamento solicite o arquivo completo à DISAU pelo e-mail disau@proae.ufu.br

Lembrando que os atendimentos em saúde mental da Divisão de Saúde estão acontecendo pelo Projeto PROTEGER-SE. Para mais informações, acesse www.proae.ufu.br. Participem também das ações dos projetos parceiros do PROTEGER-SE, conforme link http://www.proae.ufu.br/acontece/2020/05/novidades-no-projeto-proteger-se.