Pesquisa UFU de monitoramento da COVID-19 está aberta aos estudantes

Objetivo é elaborar, a partir dos resultados, um planejamento de continuidade as atividades de ensino, pesquisa e extensão durante a suspensão das atividades presenciais; questionário estará disponível até 25/05.
Portal PROAE
19/05/2020 - 19:20 - atualizado em 22/05/2020 - 09:02

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no cumprimento de sua missão institucional, atendeu às orientações das autoridades sanitárias quanto à suspensão de suas atividades presenciais desde 18/03. Visando obter informações para elaboração de um planejamento de atividades e ações emergenciais de transição foi aberto hoje um questionário que visa possibilitar o levantamento de informações para a continuidade do ensino, pesquisa e extensão da universidade através de plataformas digitais. A Pesquisa de Monitoramento da Covid-19 para os estudantes, disponível no Portal de Serviços da Graduação (PSG), terá encerramento dia 25/05.

O questionário que pode ser acessado AQUI, possui 17 perguntas de múltipla escolha e leva cerca de cinco minutos para ser respondido. As questões são voltadas para identificação da situação dos estudantes e de seu grupo familiar durante a pandemia do coronavírus; das condições de renda e acesso à internet; da disponibilidade de equipamentos e conhecimento das plataformas para realização das atividades e da aptidão ao aprendizado por meio virtual.

Ao final do questionário é possível deixar sugestões e contribuir para a busca de soluções e tomada de decisões do Comitê de Monitoramento à Covid-19 da UFU. Elaine Calderari, que está à frente da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU) comenta que todos estudantes de graduação, pós-graduação, residência, da Escola Técnica de Saúde e estudante especial receberão via e-mail o link do questionário devido a importância da participação na pesquisa. “Os resultados irão nortear o planejamento da universidade para buscar as soluções e tomada de decisões para a instituição”, afirma.

Os estudantes que não têm acesso à internet, segundo Calderari, podem responder ao questionário mediante a impressão no site ou na recepção da Reitoria, no Campus Santa Mônica. “O documento poderá ser enviado via correio, aos cuidados da Pró-Reitoria de Graduação, Av. João Naves de Ávila 2.121, bloco 3P, térreo”, informa.

A divulgação dos resultados da pesquisa está prevista para acontecer até o dia 29/05. A Pesquisa de Monitoramento da Covid-19 também será aplicada aos técnicos administrativos e docentes da UFU no período de 21/05 a 25/05. A divulgação será feita via e-mail pessoal dos servidores, que também podem acessar o questionário AQUI.

Outra iniciativa, que recebe apoio da Proae, é uma pesquisa da HUSPORT, empresa júnior do curso de Educação Física da UFU. O questionário “Atividade Física e Distanciamento Físico/Social de Estudantes da UFU” que aborda a saúde e o bem-estar de estudantes universitários durante a pandemia, está disponível AQUI para preenchimento on-line.