Racismo e ocupação de espaços pela população negra foram destaques no mês da igualdade UFU

Proae e diversas entidades promoveram atividades em todos os campi da Universidade
03/12/2019 - 16:19 - atualizado em 12/12/2019 - 15:22

A Pró reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e a Divisão de Inclusão e Promoção de Igualdades (Dipae) em apoio com outros grupos e entidades promoveram na última semana mais uma edição do mês da igualdade UFU. Foram 4 dias de evento e mais de 15 atividades que aconteceram nos campi da ufu Ituiutaba, Monet Carmelo, Patos de Minas, confira as atividades separadas por campi

MONTE CARMELO

O campus Monte Carmelo foi palco de atividades na segunda feira e na quarta, o primeiro evento foi uma roda de conversa com participantes do próprio campus.

Depois foi a vez da apresentação teatral "Os Negros estão Aqui". Encenado por Rubia Bernasci e Thiago Augusto, a peça abordou o genocídio da população negra com dois atores negros interpretando vítimas e algozes em diferentes situações que exploram as facetas de um velho problema social: o racismo.

PONTAL

O campus Pontal contou com duas ações logo na segunda feira dia 25, primeiro foi a vez da Apresentação Teatral no campus "Os Negros estão Aqui". Após a apresentação teve a Roda de conversa “As mulheres negras e a ocupação do seu espaço” que contou com a participação e apoio da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares – FUMZUP, instituição com sede na própria cidade de Ituiutaba e que trabalha em diversas frentes em assuntos relacionados a população negra.

PATOS DE MINAS

No campus Patos de Minas os eventos aconteceram na quinta feira dia 28, abrindo a programação, houve um Bate Papo “As Moral da Arte Preta: Do Funk ao Grafitti” com Regina Cardoso e Geilson Neves, logo depois foi aberto um espaço para uma batalha de Slams com o grupo “Slam Phatos"

UBERLÂNDIA

As atividades em Uberlândia começaram na segunda feira com a apresentação da peça "Era uma vez...um rei negro". Produzida por Alessandro Cardoso, a história conta a passagem de um personagem que em sua luta por liberdade desafiou e despertou temor a muitos, alforriou e atraiu tantos outros ao negro reduto alcunhado por seu nome: Quilombo DO AMBRÓSIO.

Já no anfiteatro 5OE foi a vez da Palestra "Notas de Uberlândia: se não vivemos com dignidade, estamos mortos e, se estamos mortos, não somos nada”. O palestrante foi o Doutor Acácio Sidinei Almeida Santos, que é Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (UFABC) além de ser doutor em sociologia e professor no curso de Relações Internacionais. Por fim, a noite foi a vez da Roda Africana que aconteceu no centro de convivência do campus Santa Mônica, o tema foi “A África que vive em mim também vive em você”.

Na terça feira pela manhã as atividades aconteceram na Casa de Cultura Graça do Aché. O evento foi uma mesa redonda com secundaristas sobre cotas raciais e vivências de alunos cotistas dentro da universidade.  A tarde no anfiteatro 3C houve um debate com relatos de experiências de estudantes negras e negros que foram Inter cambistas no Programa de Desenvolvimento Acadêmico "Abdias do Nascimento". O Programa visa possibilitar a formação e capacitação de estudantes negros e pardos com educação profissional e tecnológica em centros de pesquisa no Brasil e no exterior. No período noturno aconteceu a exibição do filme "Moonlight" no estacionamento do Bloco 5OB seguido de debate com mestrando Régis Elisio (INHIS/UFU).

No último dia de eventos no campus, houve a mesa redonda: "Mulheres negras, instituições e crimes raciais" que contou com a participação da advogada Dra. Andréa Morais da Silva; a Doutora em História Social Dr. ª Ivete Batista da Silva Almeida; e a professora de Antropologia Claudelir Clemente. No encerramento das atividades houve uma apresentação cultural “O Samba mandou te chamar” Adriana Francisco e Grupo Nosso Sacode.

O ALBÚM COM TODAS AS FOTOS DO EVENTO ESTÃO NAS REDES SOCIAIS DA PROAE.

Preencha o formulário de satisfação do Mês da Igualdade para ajudar a Proae na organização dos próximos eventos! FORMULÁRIO

Por Uma UFU Sem Racismo
12/04/2024 - 16:16