Confira o Catálogo do IV Fórum de Assuntos Estudantis

Documento apresenta a compilação de dados e informações do evento organizado em 2018
27/11/2019 - 17:18 - atualizado em 27/11/2019 - 17:21

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil divulga para toda comunidade acadêmica, o Catálogo do IV Fórum de Assuntos Estudantis, que aconteceu no segundo semestre de 2018, apresentando a compilação de dados e informações coletadas e indicadas pelos discentes durante a realização do evento.

O IV Fórum de Assuntos Estudantis contou com a participação de Associações Atléticas Acadêmicas (AAAs), Baterias Universitárias, Grupos de Cheerleaders, Diretórios Acadêmicos (DAs), e Centros Acadêmicos (CAs) e Coletivos de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.

Uma grande conquista dessa edição do FAE foi a elaboração do calendário temático. Após diversos apontamentos dos estudantes foi verificado que diversas ações e eventos organizados pela Proae não ganhavam visibilidade e adesão dos estudantes. O calendário temático é uma proposta de concentração de atividades compatibilizando com meses temáticos no calendário acadêmico, garantindo assim, que todos os eventos sejam realizados simultaneamente em todos os campi da Universidade, incluindo os campi avançados. O calendário busca garantir a construção de uma Universidade inclusiva e plural, com foco nas temáticas relacionadas ao respeito, diversidade e igualdade.

Na área de prevenção e promoção a saúde dos estudantes, foi proposto o fortalecimento de campanhas nacionais e internacionais (Janeiro Branco e Setembro Amarelo), assim como datas específicas, como junho, os relacionamentos são realçados por datas comemorativas. A consolidação das atividades e ações da PROAE na recepção dos ingressantes, sendo definidas 3 ações principais, como o AGITA UFU, o CampusTour e o Bate-papo PROAE. Além disso, buscou estabelecer os meses reservados para os Fóruns de assuntos Estudantis e os eventos esportivos, que buscam garantir espaços que estimulem as atividades físicas, mas também promovam integração e melhoria na qualidade de vida dos nossos estudantes

Desta forma, a PROAE buscou apresentar a comunidade universitária, três resultados significativos do Fórum de Assuntos Estudantis: INTERAÇÃO, COLABORAÇÃO E INOVAÇÃO, além da TRANSPARÊNCIA em suas ações e atividades, garantindo ao corpo discente as respostas aos encaminhamentos realizados durante o evento.

Catálogo do IV Fórum de Assuntos Estudantis

O FÓRUM

O Fórum de Assuntos de Estudantis (FAE) é um espaço consultivo organizado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil, criado em 2016 e desde então convocado semestralmente de forma ordinária, ou sempre que necessário de forma extraordinária. O FAE auxilia no planejamento das atividades nas áreas de atuação da Assistência Estudantil, assim como a avaliação e retorno das ações já realizadas. A partir do ano de 2017, a Proae vem estruturando o Fórum de Assuntos Estudantis, que tem como principal objetivo possibilitar ao corpo discente espaço permanente de debate, proposição, negociação e reivindicação de políticas de assistência estudantil.

Durante 2018, foi criada uma metodologia para promover o debate coletivo entre as diversas entidades estudantis e os campi da UFU sobre cada temática propostas pelo PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil) e suas ações/atividades na Universidade Federal de Uberlândia.

A metodologia busca garantir a oportunidade de participação de todos, tanto a opinião pessoal de cada participante, quanto também possibilitando uma forma de construção de propostas de forma participativa e colaborativa. Além disso, busca aproximar o corpo discente a equipe técnica da PROAE, contribuindo para que as ações e suas atividades, estejam compatíveis com as reais necessidades, anseios e desejos dos estudantes da UFU.

Aconteceu
22/12/2022 - 13:45