Equipes de treinamento UFU retomam as atividades

Seletivas para novos integrantes acontecem em março
14/02/2019 - 12:04 - atualizado em 25/03/2021 - 16:11

As equipes de treinamento da UFU voltam nesse mês de fevereiro aos treinos visando a temporada 2019 de competições universitárias. O projeto tem por finalidade propor atividades de treinamento e prática esportiva aos universitários da UFU, a fim de contribuir positivamente na adesão, aperfeiçoamento e desenvolvimento do esporte. Além disso, visa a manutenção de uma equipe fixa de treinamento esportivo em diversas modalidades para representar a instituição em competições estaduais e nacionais.

Em 2005 se iniciou o projeto que acontece até hoje de forma permanente. Os treinos são realizados a noite no Centro Esportivo Universitário com acompanhamento de um treinador especializado. A universidade conta atualmente com equipes nas modalidades de Futsal, Futebol de campo, Basquete, Vôlei e Handebol. Para participar das equipes de treinamento é preciso fazer as seletivas que acontecem no início de cada semestre, esse ano elas estão previstas para março, então fique atento nas redes sócias para fazer sua inscrição e integrar o time UFU.

Confira alguns recortes das equipes de treinamento ufu na galeria de imagens

História

O desporto universitário surgiu no Brasil, como uma manifestação organizada, no início do século XX, mais precisamente no ano de 1916, com disputas envolvendo universitários do Rio de Janeiro e de São Paulo. Hoje esta “Manifestação Organizada” tomou proporções nacionais e vem crescendo a cada dia através da entidade máxima do esporte universitário: a CBDU (Confederação Brasileira de Desportos Universitária), criada em 1941 (MAZZEI; BASTOS, p. 1143-144, 2012).

O esporte universitário em âmbito estadual conta como principal competição o JUM’s (Jogos Universitários de Minas Gerais). Essa é uma importante competição que conta com a participação das principais Universidades de Minas Gerais disputando entre si em várias modalidades. O campeão de cada modalidade no JUMs tem o direito de participar da Conferência Central que vale vaga para a principal competição universitária do País: JUBs (Jogos Universitários Brasileiros).

Calendário competitivo 2019

JUMS Coletivo- 16 a 21 de abril - Local a definir

JUMs Individuais - 17 a 21 de Julho - Local a definir

JUBs Futebol Society 7 - 22 a 27 de abril - Brasilia/DF (aguardando confirmação da federação)