PROGRAMA “CONEXÕES SISTÊMICAS NA PERFORMANCE DA VIDA ACADÊMICA”

Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional
12/05/2018 - 11:37 - atualizado em 12/05/2018 - 11:37

A Diretoria de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil (DIRES), da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apresenta o programa “Conexões Sistêmicas na Performance da Vida Acadêmica” com o objetivo de propiciar ao estudante da UFU olhar numa perspectiva sistêmica para suas relações sociais, na família e na universidade. Propõe criar espaços de reflexão e ampliação da consciência sistêmica do estudante na percepção do seu posicionamento nas relações familiares e no ambiente universitário, reconhecendo e alinhando recursos internos e externos para viver com mais coerência a sua conexão com “Assumir o seu lugar no Mundo” com muito mais Propósito.

O Programa se fundamenta em princípios e técnicas das constelações sistêmicas fenomenológicas e estruturais e do coaching sistêmico com o enfoque centrado em soluções. Pretende-se demonstrar como as Leis Sistêmicas, Hellinger (1998) governam as relações humanas e como o seu conhecimento traz luz e prosperidade para todos os envolvidos.

O programa Conexões Sistêmicas na Performance da Vida Acadêmica será baseado em dois projetos com finalidades especificas:

1. Vim de fora e estou na UFU e Aí?: Rodas de Conversas voltadas para estudantes regularmente matriculados na UFU vindos de outras localidades (cidades brasileiras ou países).

1. Consciência do meu lugar e desempenho acadêmico: Oficina com três encontros temáticos voltados para estudantes UFU regularmente matriculados na UFU.

• 1º TEMA: autoconhecimento e equilíbrio sistêmico: sinto leveza nas minhas relações?

• 2º TEMA: Autoconfiança e pertencimento: Estou no lugar certo para crescer?

• 3ºTEMA- Consciência Plena: Assumir o seu lugar no mundo a partir do propósito.