Grupo Multidisciplinar de Avaliação e Preparação Física

No seu terceiro ano o grupo realizará mais de 100 avaliações em alunos-atletas da UFU
Divisão de Esporte e Lazer Universitário
27/04/2017 - 11:14 - atualizado em 27/04/2017 - 11:39

Em 2017 iniciamos mais um ano de atividades do Grupo Multidisciplinar de Avaliação Física idealizado pela Divisão de Esportes e Lazer Universitário (DIESU/PROAE). Pra quem não conhece, o intuito de criação deste grupo é o de unir professores, técnicos e alunos de áreas relacionadas à Ciências do Esporte e proporcionar a observação, vivência e prática do que é visto em sala de aula no projeto Equipes UFU de Treinamento Esportivo.  Este projeto conta com treinamentos permanentes em 5 modalidades coletivas com a supervisão de técnicos e bolsistas de cada área.

O grupo este ano conta com o apoio dos técnicos em laboratório da FAEFI (Bárbara Gama, José Duarte e Mário Eduardo), do pós-graduando em Genética e Bioquímica Marcelo Costa Jr., da docente do curso de Fisioterapia da UFU Lívia Silveira Pogetti (que disponibilizou a participação de 10 alunos do referido curso para apoiar as avaliações), 5 técnicos responsáveis pelas equipes de treinamento, 5 bolsistas da DIESU e seus servidores.

Toda essa equipe realizará 7 diferentes testes que servirão de referencia para o aprimoramento dos treinamentos e, ao mesmo tempo, servirá de contribuição para diversas pesquisas (TCC’s, Mestrados, Doutorados) unindo assim a assistência estudantil à pesquisa. Estes testes serão aplicados e reaplicados após 3 meses em mais de 100 alunos-atletas das Equipes UFU de Treinamento.

1. Bioimpedância
  2. Antropometria
  3. Yoyo test
  4. Salto vertical
  5. Salto horizontal
  6. Teste de estabilidade
  7. Banco de Wells

Quarta (26/04):
Futebol de campo (18:30)
Futsal feminino (19:30)

Quinta (27/04):
Vôlei (18:30)
Basquetebol (19:30)

Terça (02/04):
Futsal masculino (18:30)
Handebol (19:30)

Recomendações que devem ser seguidas para os atletas que realizarão as avaliações:

1. Alimentação deve ser realizada até 2 horas antes do horário de início da avaliação
2. Não fazer exercícios físicos 24 horas antes do teste.

Alunos, docentes e técnicos administrativos da UFU que tiverem interesse em participar do projeto podem enviar um email para diesu@ufu.br