Formulário de Inscrição - Planejamento de Estudos: Transformar modos de estudar, apender e pesquisar na universidade

Portal PROAE
01/09/2014 - 09:53 - atualizado em 08/08/2016 - 09:55

Use o link a seguir para efetuar a sua inscrição

Esta palestra compõe a área temática de Apoio Pedagógico que faz parte do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e é implementado pela Divisão de Assistência ao Estudante (DIASE) da Pro-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Nela procura-se socializar resultados parciais de investigação de doutoramento intitulada de “Formação universitária: modos de estudar, aprender e pesquisar de graduandos assistidos pela DIASE/UFU” (SANTOS, 2014).

Com efeito, a realidade de acadêmicos assistidos  sugere falta de orientação educacional reflexiva para pensar criticamente no que é ser estudante universitário e que ajuda a aumentar o índice de reprovação, jubilamento e evasão. Assim, entender a realidade de tais acadêmicos é condição-chave para averiguar em detalhe as relações entre modos de executar atividade discente acadêmico-pedagógica e o desempenho dos universitários; para saber se esses modos distanciam os estudantes de seus objetivos por causa de obstáculos do dia a dia, ou se os estudantes conseguem explorar, com clareza e consciência, os obstáculos de modo a se aproximarem de suas metas e, assim, justificar a presença deles na universidade. Supõe-se que servirá, também, aos ingressantes no contexto universitário.

Encontra-se, em anexo, a proposta de planejamento dessa palestra.

III Seminário de Assistência Estudantil
29/02/2024 - 16:03